Stethoscope

Stethoscope
a medical instrument used for listening to breathing, heartbeats, and other sounds made by the body

Sunday, January 8, 2012

Homeopatia (Brazilian Portuguese)

Muita gente fala sobre homeopatia no Brasil e na Europa e agora esta resurgindo esta modalidade terapeutica aqui nos EUA. A homeopatia ja era conhecida ha mais de 2 mil anos desde os tempos do Pai da Medicina, Hipocrates e ja estava em uso nos Estados Unidos ha uns dois séculos atras. Caiu de moda com os avanços cientificos ja que a homeopatia nao se submete ao rigor cientifico da pesquisa para criar e administrar remédios homeopaticos.

No Brasil, na França, Bélgica e tantos outros paises, a homeopatia é uma das modalidades da medicina e muitos médicos a praticam seja em carater exclusivo ou de forma complementar à madicina tradicional como eu mesmo exerço. Ou seja, quando o paciente precisa de um medicamento homeopatico, nao hesito em lhe prescrever, especialmente se se trata de alergias, asma, medos noturnos, traumas, depressao, anxiedade, prevençao do resfriado ou da gripe e tantos outras enfermidades.

A familia real Britanica tem o seu médico particular homeopata e se trata no hospital homeopatico de Londres. Os remédios homeopaticos sao reembolsados pela saude publica em varios paises e provavelmente sera o caso aqui nos Estados Unidos. O problema é que os remédios homeopaticos sao bem baratos e a industria farmaceutica Americana colide com a homeopatia pois a veem como uma rival mais em conta e menos perigosa que os remédios alopaticos, da medicina tradicional. Entende-se que a industria farmaceutica gasta bilhoes de dolares em pesquisa cientifica obrigatoria antes de lançar qualquer produto medicamentoso no mercado e ela quer se resarcir destes investimentos. E como vimos acima, a industria homeopatica nao tem esta obrigaçao.

A homeopatia como o nome indica, estuda as patologias que se curam com substancias encontradas na natureza e que por similitude podem ocasionar os mesmos sinais e sintomas mas em diluiçoes infinitesimais, causam a cura destes mesmos sintomas.

Um exemplo classico é o arsenico que se ingerido in natura, pode causar sufocaçao por constriçao dos bronquios e que se se diluir este mesmo arsenico, este podera causar uma dilataçao dos bronquios. Portanto a mesma substancia que pode matar em dose encontrada na naturea, pode salvar a pessoa se ingerida em forma super diluida. Neste caso usa se o Arsenicum Album no asmatico. Nao tente diluir o arsenico em casa. Isso se faz em fabrica especializada com maquinas muito especiais. Visitei as fabricas em Lyon na França e fiquei impressionado com a técnica, a higiene e asepsia rigorosa com que eles manuseiam seus produtos até a transformaçao em pequenas bolinhas homeopaticas. Tambem produzem cremes como o Arnicare para traumas, o Calendula para queimaduras e mordidas de mosquitos, colirios para inflamaçoes oculares, comprimidos para o stress e assim por diante.

Um dos produtos mais populares é o Oscillococcinum tambem chamado Oscillo, que vem num tubinho cheio de bolinhas minusculas e que se tomam ao primeiro sinal que voce vai ter uma gripe. Isso esta provado que reduz a duraçao da gripe assim como a sua severidade. Uma das vantagens da homeopatia é que pode se administrar a bebes, crianças, adultos, gravidas, idosos e nao tem contra-indicaçao, nao interage com outros remédios, e o custo é bem mais acessivel que os remédios convencionais.

Vale lembrar que a homeopatia trata os sintomas. Se o paciente tem pneumonia bacteriana com tosse e febre, ele precisara de um antibiotico e podera utilizar remédios homeopaticos para a tosse e a febre. Nao podera se curar sem o antibiotico, remédio da medicina classica.
Se tiver um cancer com sintomas de nausea, precisara de cirurgia, quimioterapia e ou radioterapia mas podera tomar remédio homeopatico para a nausea. Nao se trata a doença com homeopatia. Sinais e sintomas sim.

Gosto muito de usar homeopatia quando possivel especialmente para pessoas alergicas a remédios, problemas psicosomaticas, asma, alergias, ansiedade, depressao, pacientes que ja tomam uma grande quantidade de remédios convencionais e que precisam de alguma coisa para dormir ou para a fadiga e o cansaço.

No comments:

Post a Comment