Stethoscope

Stethoscope
a medical instrument used for listening to breathing, heartbeats, and other sounds made by the body

O Check Up Medico


Muita gente nao sabe o que e' um check up. Nunca foram ao medico a nao ser que estejam doentes e me pediram para descrever o que seria um check up tipico.
O check up medico ou exame preventivo consiste em visitar seu medico para uma consulta seja anual seja mais frequente dependendo da sua idade e necessidades.

Voce certamente ja ouviu a expressao popular que diz "melhor prevenir que remediar". Pois isso se aplica muito bem no nosso caso quando tratamos de fazer um exame periodico anual ou check up.

O medico prefere fazer um exame preventivo geral para ver se tem algum sinal ou sintoma de alerta para que ele possa intervir. Isso sempre e' melhor e mais eficaz do que tratar uma emergencia ou um caso de cancer avancado que poderia ter sido diagnosticado e curado bem antes.
Para o exame de check up, e' bom voce ir em jejum para que o seu medico possa colher amostras de sangue e urina para enviar ao laboratorio. Estes exames nao sao compulsorios mas ajudam a depistar doencas que eventualmente aparecem mas quando isso acontece, os sintomas ja sao serios e talvez pudessem ser evitados.


O check up comeca sempre com va sua decisao de faze-lo. Melhor resolver fazer o check up agora, quando voce esta se sentindo bem. Se voce ja se sentindo mal, veja seu medico para este problema e uma vez sarado, marque um check up noutra data.

Voce deve esperar que o medico colha sua historia clinica. Isso inclui como voce se sente, se tem algum sintoma tipo febre, cansaco, dores de cabeca, dores no corpo, tosse, resfriados comuns, dificuldades ao urinar, se os seus intestinos funcionam normalmente, ou sja, seu sistema digestivo esta lhe dando problemas tipo azia, ma digestao, diarrea, nausea, vomitos?.

Na anamnese (historia clinica), o medico lhe perguntara sobre sua atividade sexual, se usa protecao e se for mulher se usa a pilula anticoncepcional, se suas regras menstruais sao regulares, se ainda vem, se esta gravida. No caso do homem, se tem preocupacoes sobre ejaculacao prematura, dificuldades com a erecao. Perguntara para voce sobre niveis de stress e ansiedade e sobretudo se esta deprimido, se pensa que esta doente, se esta preocupado com alguma coisa em particular. Tudo o que voce puder compartilhar dos seus sentimentos, sintomas e sinais fisicos com seu medico, farao com que este possa lhe entender melhor e poder seguir alguma pista para desvendar alguma problema escondido e que talvez possa ser descoberto neste check up.

A seguir voce dira se tem toma algum remedio e para que e se tem alergias a poeira, fungos, pollen acaros e a remedios, quais remedios e que tipo de alergia eles lhe provocam. Deve tambem dizer todas as operacoes que teve mesmo que nao pareca importante. Inclua ai tatuagens, dentes de siso, amidalas, cirurgia plastica, de olhos Lasix, enfim tudo.

Depois vem a historia social, onde voce mora, se e' casado, tem filhos, quantos tem, os nomes de cada um, se moram com voce, se lhe dao problemas ou somente satisfacoes, se voce tem sido afetado pessoalmente com esta crise economica que estamos passando.

Se perdeu o emprego? isso e' um dos maiores causadores de desequilibrio emocional e tipicamente atrapalha a dinamica familiar. A familia acaba levando as pancadas das frustracoes do trabalho e desencadeia ansiedade e a pessoa (qualquer pessoa da familia) fica fragil e vulneravel a doencas, as mais comuns sendo as respiratorias.

Perguntara se voce fuma, e se sim, quantos cigarros e ha quanto tempo? Se bebe alcool e se sim, quantos copos por dia, por semana e ha quanto tempo. Se voce usa alguma droga? isso e' importante tambem nao guardar segredo do seu medico. Ele podera lhe entender melhor se voce for totalmente honesto com ele. O medico nao e' policia, inspetor ou juiz e nao usara seus dados contra voce, isso voce pode estar seguro.

A historia familiar e seus antecedentes hereditarios serao analisados. Seus pais, estao vivos? se estao com saude, se tem diabetes, hipertensao, infarto do miocardio (coracao), pedras nos rins, pedras na vesicula biliar, cancer ou alguma doenca na familia que voce precisa dizer ao medico?

Perguntara tambem se voce tem animais domesticos em casa. Caes e gatos podem causar alergias. causam tristeza e depressao quando ficam doentes e pios ainda quando morrem. Gatos tambem transmitem a Toxoplasmose e a doenca da arranhadura do gato. O papagaio causa Psitacose, o cachorro e o gato trazem vermes em cas e no campo trazem os carrapatos que transmitem a doenca de Lyme. Todos estes daods os seu medico estara registrando na cabeca dele, no prontuario ou no lap top dele e munido destes e dos outros dados que voce e o exame fisico e laboratorial trarao, ele fara uma avaliacao do seu estado de saude e um plano para manter voce saudavel.

O medico em seguida lhe pedira para por um avental e seu peso, altura, frequencia respiratoria e cardiaca (pulso), e a pressao arterial serao medidos e anotados. A temperatura podera ser medida tambem. No caso do check up espera se que a sua temperatura esteja normal poruqe voce nao foi para o consultorio com alguma doenca aguda.

O exame fisico em si comeca entao. O medico com experiencia ve logo como voce se senta, levanta, fala, se voce esta agudamente doente, ansioso, com sinais de depressao, palido, amarelado, emagrecido ou se engordou (isso se ja o conhece de antes). O medico espera que voce esteja a vontade para falar e examinara seus olhos, ouvidos, nariz e garganta, ganglios no pescoco e a tireoide (glandula na frente do pescoco) e em seguida lhe pedira para deitar se na mesa de exame e examinara seu torax inclusive os seios, e com a ajuda do estetoscopio lhe auscultara tanto os pulmoes quanto o seu coracao. Em seguida ele vai palpar o seu abdomen para sentir o figado, baco, possiveis hernias, fibromas na mulher e no homem os testiculos e a prostata com um exame retal. Ainda no abdomen, ausculta-se para verificar se nao tem aneurisma da aorta, se os movimentos peristalticos (movimentos normais do intestino) estao apropriados.

As vezes a mulher programou para fazer o exame ginecologico que inclui o Papanicolau de deteccao do cancer do colo cervical e se procede entao com o exame ginecologio que leva menos de dois minutos e e' feito normalmente cada ano. Para ter o exame ginecologico feito juntamente com o check up clinico, basta informar a enfermeira antes e ela lhe ajudara a se preparar (avental apropriado, lhe perguntara se voce quer urinar antes do exame para ficar mais comodo).

Examina-se em seguida as extremidades inferiores para ver coloracao da pele, se tem fungos nos dedos do pe', se a circulacao sanguinea esta stisfatoria, se tem sensacao neurologica normal nas solas do pe. Um exame neurologico e' feito ao mesmo tempo que o exame geral incluindo reflexos perifericos (martelinho no joelho por exemplo).

Dependendo da sua faixa etaria voce precisara de por em dia sua vacinas. Seu medico podera lhe ajudar com isso. Se voce tem uma caderneta de vacinas, traga-a para a consulta.

Um exame com um aparelho que mede sua funcao respiratoria podera se feito na hora assim como um eletrocardiograma se for necessario.

Exames de urina como deteccao de gravidez. de infeccao urinaria e certos outros exames de sangue podem ser feitos ai mesmo na hora da consulta se for o caso. Senao colhe-se o sangue no consultorio mesmo (a nao ser que por razoes de seguro medico, voce tenha que ir diretamente ao laboratorio) e voce ira ao toalete para o exame de urina. As vezes pede-se um Raios X do torax. Digo as vezes, pois nao faz parte da rotina do check up. Fazia no passado, Hoje ja nao mais.m So se tiver sintomas e uma boa razao para tanto. O seu medico e voce resolverao isso na hora da consulta.

Um exame de fezes para sangue oculto se fara necessario para certas faixas etarias e pessoas que tem risco familiar. Um exame parasitologico de fezes podera tambem fazer parte do check up especialmente se voce sabe que esteve numa area infestada por parasitose. Diga isso ao medico que ele sabera que exames pedir.

Voce deve aproveitar os ultimos minutos da consulta para fazer perguntas que ficaram como duvidas na sua cabeca mesmo que parecam sem importancia para voce.

O seu medico lhe dara um retorno em duas ou quatro semanas dependendo do caso para discutir os achados e os resultados dos exames complementares. Nao deixe de ir. As vezes o retorno e' mais importante do que a primeira visita pois o seu medico tera as respostas dos seus exames e particularmente porque voce podera ter outras perguntas que tinha esquecido na hora e agora pode ser o momento de obter respostas.

Ha evidentemente outros exames que sao necessarios dependendo da sua idade e que seu medico pedira como a mamografia cada dois anos para as mulheres entre 40 e 50 anos de idade e anual para as mulheres acima de 50 anos de idade. Colonoscopia para ambos os sexos cada 5 anos a partir de 55 ou 60 anos ou antes se tem historico familiar de cancer do colon. Cda decada etaria tem seu charme e tambem suas preocupacoes.

Finalmente, nao deixe de marcar um check up se voce ja nao o fez ao ler este blog